domingo, 29 de junho de 2008

Tudo sobre o Tênis de Campo

A História do Tênis de Campo


Ainda não existe consenso quanto à origem do tênis. Há artigos que apontam os antigos jogos de bola praticados por egípcios, gregos e romanos como as matrizes do tênis. Outros estudiosos acreditam que o esporte nasceu de um jogo romano chamado harpastum, que foi adaptado no País Basco e recebeu o nome de jeu de paume, porque a bola era batida com a palma da mão contra um muro, mais ou menos o que ocorre hoje com a Pelota Basca.
No século XII o paume se espalhou pela França, com diversas variantes e modificações. O muro deu lugar a uma corda que dividia um campo retangular. Surgia o longue-paume, que suportava até seis jogadores de cada lado. Aperfeiçoado, o longue-paume deu lugar ao court-paume, jogado em recinto fechado, em melhor de 11 jogos, vencendo a equipe que completasse seis jogos primeiro - daí os seis games que definem um set no tênis moderno.
Com a invenção da raquete, na Itália, no século XIV, o paume fica menos violento e mais acessível. Ainda no século XIV, o esporte alcançou a Inglaterra, onde chegou a ser praticado pelo rei Henrique VIII. Em meados do século XIX, com o surgimento da bola de borracha, a Grã-Bretanha vê aparecer o tênis ao ar livre, chamado pelos súditos de Sua Majestade de Real Tennis. Em 1873, o major inglês Walter Wingfied, servindo na Índia, estudou os ancestrais do tênis e adaptou suas regras, criando um jogo para acabar com o tédio das ladies. Em 1874, Wingfield registrou a patente do jogo, ao qual chamou Sphairistike, em homenagem aos gregos, que davam esse nome a qualquer exercício praticado com bolas. Logo o esporte passou a ser chamado de tênis, numa derivação do francês tenez, que quer dizer "pega" e era gritado no paume quando o jogador rebatia a bola para a quadra adversária.
As regras definidas por Wingfield são praticamente as mesmas utilizadas até hoje, exceção feita a inovações como o tie-break. Logo o tênis, que era conhecido por tennis-in-Lawn, já que era praticado na grama, se expandiu pela Índia e chegou à Inglaterra, de onde ganhou a Europa e o resto do mundo.
O tênis chegou ao Brasil pelas mãos dos engenheiros ingleses que vinham trabalhar no País no final do século passado.


Principais Técnicas

No tênis há golpes que são as “armas” na Batalha do mesmo sendo, quanto melhor as armas, melhor serão suas chances de vitória, embora é bom lembrar que apenas as armas não irá fazer com que o jogo de por ganho mas sim a forma que foram utilizadas.
É muito importante ter bons golpes, ou seja, faça tudo para aprender bons golpes e saber usar nas horas certas.
Em uma partida de tênis é muito bom ter estilo mas não troque o seu golpe por um estilo, pois um golpe mal executado para o lugar certo é sempre melhor do que o mais belo do mundo, para o lugar errado, sendo mais importante o ato de por a bola na quadra do adversário.
Esforçar-se para ter bons golpes em todos os setores da quadra tentando colocar a bola sempre no lugar certo da quadra.
Existem alguns modos que podem ser usados para a produção dos golpes, sendo estes, os que são mais importantes, ou seja, os golpes que um tenista deve estar sempre disposto a dar e presentes em sua mente, sendo:

ü Como o mesmo esforço : Quanto menos efeito, mais velocidade e inversamente quanto a mais efeito.

ü Em todos os drives : Da direita ou da esquerda – A cabeça da raquete, ao ser levada para trás (preparação), deve estar abaixo da linha do golpe e deve golpear a bola, em movimento ascendente, o que lhe dará o efeito “topspin” (relativo para frente).

ü Nos “chopes”, “slices” e “voleios”: A cabeça da raquete deve estar acima da linha do golpe, ao ser levada para trás (preparação), deve golpear a bola, em movimento ligeiramente descendente, o que lhe dará o efeito “backspin”(relativo para trás)

ü Em todos os golpes: Drives, chops, slices, voleios, smash’s e saques. A cabeça da raquete deve golpear a bola diretamente em direção ao lugar da quadra adversária, onde se deseja coloca-la.O segredo se baseia no aximona geométrico. “A linha reta é a distância mais curta entre dois pontos”

Não é recomendável usar movimentos “floreados ou exagerados” quando for fazer os golpes. A essência de um bom estilo é a ausência de estilos.
Se esforce ao fazer um golpe, sendo eles firmes, sóbrios, sólidos e simples, evitando os “fantasiosos e anormais”

Para o aprendizado dos golpes, há uma seqüência bem definida:
1-Aprenda a empunhadura correta da raquete.
2-Aprenda o jogo correto de pés e a posição correta do corpo.
3-Aprenda a golpear a bola.
4-Aprenda a golpear a bola corretamente.
5-Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar.
6-Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar, com força, devagar ou média.


12 comentários:

Tenis de Campo *-* disse...

Não existem provas de como o tênis se originou,alguns acreditam que nasceu á partir de um jogo de bola praticado por egípcios, gregos e romanos. Outros acreditam que nasceu por um jogo romano chamado “harpastum”.
A quadra é marcada com linhas brancas para indicar suas dimensões e áreas de serviços.tendo 23,8 m de comprimento, divididos em dois lados iguais por uma rede com 0.9 m de altura no centro da quadra. Para simples a quadra mede 8.2m de largura. Para duplas é 2,8 m a mais de largura totalizando 11 m de largura.
A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40.
O Tênis no Brasil é um esporte elitizado, pois, a maior parte da população não tem acesso a uma quadra e nem aos equipamentos necessitados para se jogar tênis.
Existem modalidades para deficientes físicos, competindo nas Paraolimpíadas, o que mostra que, apesar das dificuldades do acesso ao tênis, nada impede que qualquer pessoa que tenha vontade de aprender a jogar, possa! :D

de: Aline Bardelli

Tenis de Campo *-* disse...

Um esporte fantastico, poém nem muito conhecido.

Que ainda não se existem provas de onde ele se originou, mas há artigos que dizem que os antigos gregos, romanos e egípcios jogavam um jogo com bola com alguns aspectos do tênis.Alguns estudiosos ainda acreditam que o tênis originou-se de um esporte jogado pelos romanos chamado de "harpastum". O tênis chegou ao Brasil pelas mãos de engenheiros ingleses.
Bom para se jogar tênis não é presiso de muitas coisas apenas bolinhas , Raquetes e uma quadra com uma rede de 23,8m de comprimento e 8,2 de largura.O jogo de tênis pode ser marcado 3 setes um deles é de desempate.
É um esporte que pode ser jogado até por deficientes físicos, e têm até cadeiras de rodas para estes, com um equipamento especial,e esses deficientes podem até participar das Paraolimpíadas.

É um esporte simples de joga, mas de pouco acesso a população pois o custo de seu material é alto e não existe quadras publicas, mas é para quem quer mesmo praticar é só juntar um grupo de amigos fazer uma "vaquinha" e adquirir o materil em conjunto, e procurar umas das poucas quadras publicas.


De: Ana Carolina

Tenis de Campo *-* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tenis de Campo *-* disse...

no tenis de campo ,não tem uma origem certa, ele se iniciou com uma brincadira de jogar a bola na parede com a mão, dai então, nasceu um jogo chamado harpastum por romanos.
Este é um jogo pouco praticado as pessoas não conhecem muito ele,mais é um esporte que a quadra é marcada com linhas brancas, ela tem 23,8 metros se no caso o jogo for com duas pessoas, com uma rede de 0,9m de altura, e se caso for jogar com quatro pessoas a qudra aumenta 11 metros de largura.Este jogo a sa pontuação é de 15 30 e 40a pontuação é igual para a do simples e de quatro pessoas.É um esporte em que todas as pessoas podem jogar até mesmo deficientes fisicos, para eles existe uma cadeira especial, onde é mais facil para se jogar.
O unico problema das pessoas jogarem pra quem não tem dinheiro é porque as raquetes são muito caras.Porem é um jogo interessante e legal de se aprender.

de: Amanda Soares

Unknown disse...

Bom o tenis de campo ainda nao se sabe a sua origem certa.
Alguns acreditam que nasceu apartir de um jogo de bola praticado por egipcios,gregos e romanos. Outros acreditam que nasceu por um grego romano chamado de *harpastum* e depois disso o tenis passou por algumas modificaçoes.
O tenis é um esporte muito complexo onde deve respeitar todas as regras.
O tenis de campo deve ser um jogo muito interesante de se jogar.
O tenis nao deveria ser de elite deveria ser iguais aos outros jogo, porque so joga tenis de campo quem te uma condiçoes financeuras boa para poder comprar raquetes,bolinhas oficiais que nao sao muito baratas. Quem tem uma condiçoes financeira desfavorecida nao pode jogar porque nao ha muitas quadras publicas e para jogar tem que ter as raquetes e as bolinha oficiais.
O mais interesante é que os deficientes podem jogar, e isso mostra que nao é preciso ser *perfeito* para jogar ou fazer qualquer coisa e todos podem se tornar um grande vencedo.

De: Ingrid Santana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Treinamento fisico disse...

O tênis é considerado um esporte para as camadas mais altas da sociedade, a Escócia se considerava o primeiro país que jogou tênis, mas na realidade o esporte surgiu do jogo do balão (HARPASTUM) praticado pelos romanos, que o levaram para todas as regiões do mundo. Para simplês a quadra mede 8.2 de largarra para duplas e um pouco maior tem 2,8 a mais de largura. Os pontos são 15 30 e 40. O tênis pode ser praticado em quadras de Saibro Piso rapido ou Gramamado. No Brasil o esporte não e tão praticado pois não exitem muitas qudras públicas, e os equipamentos não tem um custo tão acessivel. Os deficientes fisicos tambem podem praticas para isso existe uma cadeira especial que facilita a sua locomoção e seus movimentos dentro da quadra pois e pra todos ;)

Por : Laís Alves

Tenis de Campo *-* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tenis de Campo *-* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tenis de Campo *-* disse...

Bom o tenis nao deveria ser de elite deveria ser igual a todos os jogos. assim qualquer pessoa poderia jogar, as raquetes e as bolinhas nao deveriao ser tao caras.
O tenis é um esporte muito complexo e cheio de regras mas mesmoa assim os deficientes fisicos podem jogar e isso é muito interesante e legal.

de: Caroline Rodriques

NeuroAprendizagem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NeuroAprendizagem disse...

Olá Meninas

Na minha opinião vocês poderiam ter resumido um pouco mais os textos.
Quanto as opiniões, algumas de vocês fizeram quase que um resumo do trabalho, falando sobre regras ou a própria história.
Parabéns pelo Blog!
Um grande abraço!

Prof. Wagner Luiz