domingo, 29 de junho de 2008

Tênis Para deficientes físicos


O início dos esportes para os deficientes se deu a 56 anos, na época da II grande guerra mundial. Um médico Inglês teve esta idéia para aumentar a integração dos deficientes à sociedade e proporcionar mais um tipo de atividade, onde as pessoas trabalhariam com a mente e o corpo, resultando numa melhor reabilitação física e mental. Daquela época em diante, foram criadas ou adaptadas várias modalidades esportivas, para diferentes tipos de deficiências e, diversas competições, gerando atletas amadores e profissionais. Na lesão medular, é imprescindível que, antes de qualquer prática esportiva ou esforço físico, a pessoa seja avaliada por médicos especialistas em lesão medular, sobretudo o fisiatra, ortopedista e neurologista, para constatar que o esforço físico não trará nenhum dano ao corpo, como nos casos de seringomielia, colunas mau fixadas por hastes e ou fios, e outros.

• competição
Existem inúmeras competições para atletas profissionais ou amadores, dividas em regionais, intermunicipais, interestaduais, nacionais, internacionais e olímpicas. Para que não haja uma disparidade entre os competidores, para a maioria das competições, existe uma classificação, levando em conta o tipo de deficiência e grau de comprometimento, fazendo com que nas competições vença o melhor, aquele que tenha mais treino, habilidade e técnica, e não vencer, porque tem mais movimentos e/ou força, por diferentes níveis de lesão na medula, por exemplo.

• Paraolimpiadas

Os jogos Para olímpicos são realizadas no mesmo país e locais de competição das Olimpíadas, duas semanas após o seu término. As piscinas, os ginásios, as quadras de esportes, raias de iatismo, velódromos, estádio de atletismo, ruas da cidade para corridas, etc., são os mesmos utilizados pelos atletas não deficientes. A palavra Paraolimpiadas não significa "Olimpíadas de paraplégicos ou deficientes", e sim "Paralela aos Jogos Olímpicos". As primeiras Paraolimpiadas foram realizadas em 1960 em Roma, na Itália. A partir deste momento, sempre, após duas semanas do término dos Jogos Olímpicos, são realizados os Jogos Para olímpicos.
As modalidades olímpicas são: Arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, esgrima, equitação, futebol, golbol, halterofilismo, iatismo, judô, natação, rugby em cadeira de rodas, tênis de campo, tênis de mesa, tiro e voleibol.
• Modalidades esportivas
As pessoas poderão escolher entre diversas modalidades esportivas, conforme os tipos de deficiências e as limitações que elas proporcionam.

• Algumas modalidades
Seguem alguns dos esportes praticados por pessoas com algum tipo de deficiência: Arco e flecha, atletismo, automobilismo, basquetebol, bocha, canoagem, ciclismo, down-hill de cadeira de rodas, esgrima, equitação, esqui aquático, esqui na neve, futebol, golbol, halterofilismo, iatismo, judô, mergulho com cilindro, mergulho livre, natação, pára-quedismo, rafting, rappel, rugby em cadeira de rodas, tênis de campo, tênis de mesa, tiro, voleibol, vôo livre, ultraleve e outros.

Tênis de Campo é um esporte de elite?


No Brasil o tênis é elitizado. A falta de estrutura é uma das dificuldades para conseguir pratica-lo. O custo dos materiais é muito alto fazendo com que apenas pessoas da alta sociedade consigam praticar, embora pode-se afirmar que em alguns lugares, que por sinal não são muitos, há formas de ajuda carentes para o ensino do mesmo.
Pelo fato do Brasil ser um país em desenvolvimento, o certo seria que todos tivessem perto desse esporte, o que não acontece.
Poderíamos falar que a falta de interesse neste assunto seria a maior causa dos matérias estar em alto no valor, mas não seria bem o caso, pois falando isso, afirmaríamos que a sociedade não está se importando, ao contrário de muitos que procuram assistência para pratica-lo e não conseguem, embora também temos o lado das pessoas que são envolvidas e poderiam estar ajudando mas estão apenas se preocupando com eventos e outros que estão acontecendo pelo mundo sem lembrar que poderiam estar dando uma “mãozinha”a um futuro jogador de tênis, sendo assim o Brasil é um país que tem a elitização do tênis, ou seja, a mais parte das pessoas que praticam são de elite ( são personagens de poderes financeiros).


Tudo sobre Tênis de Campo ²








Principais regras do Tênis

ü A quadra













A quadra é marcada com linhas brancas para indicar suas dimensões e áreas de serviços.tendo 23,8 m de comprimento, divididos em dois lados iguais por uma rede com 0.9 m de altura no centro da quadra. Para simples a quadra mede 8.2m de largura. Para duplas é 2,8 m a mais de largura totalizando 11 m de largura.
Piso pode ser de grama, saibro, asfalto, concreto, grama artificial, ou materiais sintéticos. As linhas no final da quadra são chamadas de linhas de base e as linhas nas laterais da quadra são chamadas de linhas laterais. Duas linhas devem ser estendidas entre as linhas laterais da quadra, medindo 6,40 m de cada lado da rede paralelas com a rede. Estas linhas são chamadas delinha de serviço

ü A bola


Uma bola de tênis é oca e composta de borracha inflada coberta com um tecido feito de lã e fibras artificais. É entre 6,35 e 6.67 cm de diametro e pesa entre 57,7 e 58,5g. Bolas amarelas e brancas são usados em torneios competitivos e são as cores mais comuns.







ü A raquete
Não há um modelo de raquete de tênis e seu tamanho e forma variam. A classificação geral, é determinada pelo tamanho da cabeça da raquete,tamanho padrão, médio, grande e super grande. Em jogos de torneios, o comprimento máximo de uma raquete é de 81.3 cm. A largura máxima é de 31,8 cm. A cabeça da raquete não deve exceder a 39,4 cm de comprimento e 29,2 cm de largura, e é frequentemente encordoado com nylon ou outro material sintético. Não restrição de peso. Raquetes eram inicialmente feitos de madeira, mas agora teoricamente todas as raquetes são feitas de materiais como alumínio ou grafite, que são mais resistentes e mais leves em relação a madeira. A empunhadura da raquete é normalmente coberto por uma fita de couro ou borracha. Jogadores normalmente usam roupas leves, tradicionalmente brancas, e tenis com solados de borrachas.

ü Pontuação
A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40, e game, com zero pontos sendo referido pelo termo "love" (possivelmente derivado da uma palavra francesa "l'oeuf", ovo, referenciado a aparência física do número zero). Um empate em 40 é chamado de "deuce". Porque um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo continua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar em eo, o jogador que vencero o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de tênis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro. Os jogadores ou equipes mudam os lados quando a soma dos games jogados for ímpar. Jogadores devem vencer seis games para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois games. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 games vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6. Um tie-break é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos. O vencedor de um tie-break vence o set por 7-6, mais o total de pontos feitos no tie-break. Os jogos de tênis é normalmente melhor de três ou cinco sets.

ü Como jogar

Um saque inicia todo ponto em um jogo de tênis. O jogador que iniciar o ponto é chamado de sacador, e o que recebe a bola é chamado de recebedor. Para sacar, um jogador lança a bola para o ar e bate nela antes dela tocar o chão, atingindo a área de serviço do oponente. O sacador assesta a bola atrás da linha base. Seu pé deve permanecer fora da quadra até a bola ser validada. Os jogadores devem trocar de lado ao fim do primeiro, terceiro, e cada subseqüente game ímpar de cada set. Os jogadores também devem trocar de lado ao final de cada set, a não ser que o número total de games seja par, neste caso, os jogadores devem trocar de lado no primeiro game do set seguinte. Durante o Tie-break, os jogadores devem trocar de lado após seis pontos.
No primeiro serviço de um jogo, o sacador fica do lado direito da quadra e tenta acertar a bola na área de serviço localizado diagonalmente em relação ao sacador. Duas tentativas são permitidas para cada serviço. Se a bola bate primeiro em alguma parte da quadra exceto a área de serviço comete-se uma falta. Uma falta é também chamada se a bola é sacada na rede, ou se ela bater na rede antes de bater a quadra do oponente saindo da área de serviço. Um "foot fault" é chamado se o pé do sacador entra na quadra antes do saque se completar. Depois de uma falta o sacador deve sacar novamente. Se em ambas as tentativa resultar em faltas, uma dupla falta é chamada, e o oponente vence o ponto. Se a bola do sacador tocar a rede e então cair na área de serviço diagonalmente oposta, chama-se "let", e o sacador poderá sacar de novo. Um serviço válido que não é rebatido pelo oponente é chamado de "ace". Depois do primeiro ponto ter sido jogado, o serviço é feito do lado esquerdo da quadra. A cada ponto deve-se alternar o lado de saque até terminar o game. O oponente saca no próximo game, e a alternancia de saque continua. Nas duplas, o serviço se alterna entre as equipes e também jogadores. Depois de um saque bem sucedido a bola é rebatida pelos jogadores até algum jogador falhar na devolução. Uma batida é mal-sucedida quando um jogador deixa a bola quicar duas vezes em sua quadra, bate na rede, ou rebate fora da área de jogo do adversário. Se a bola bater na linha da quadra, é considerado em jogo. Se, depois de bater na rede , a bola cair fora da quadra do oponente, considera-se fora. Se a bola cair na quadra é considerada em jogo. Quando a batida não é bem-sucedida, o oponente recebe um ponto.

Tudo sobre o Tênis de Campo

A História do Tênis de Campo


Ainda não existe consenso quanto à origem do tênis. Há artigos que apontam os antigos jogos de bola praticados por egípcios, gregos e romanos como as matrizes do tênis. Outros estudiosos acreditam que o esporte nasceu de um jogo romano chamado harpastum, que foi adaptado no País Basco e recebeu o nome de jeu de paume, porque a bola era batida com a palma da mão contra um muro, mais ou menos o que ocorre hoje com a Pelota Basca.
No século XII o paume se espalhou pela França, com diversas variantes e modificações. O muro deu lugar a uma corda que dividia um campo retangular. Surgia o longue-paume, que suportava até seis jogadores de cada lado. Aperfeiçoado, o longue-paume deu lugar ao court-paume, jogado em recinto fechado, em melhor de 11 jogos, vencendo a equipe que completasse seis jogos primeiro - daí os seis games que definem um set no tênis moderno.
Com a invenção da raquete, na Itália, no século XIV, o paume fica menos violento e mais acessível. Ainda no século XIV, o esporte alcançou a Inglaterra, onde chegou a ser praticado pelo rei Henrique VIII. Em meados do século XIX, com o surgimento da bola de borracha, a Grã-Bretanha vê aparecer o tênis ao ar livre, chamado pelos súditos de Sua Majestade de Real Tennis. Em 1873, o major inglês Walter Wingfied, servindo na Índia, estudou os ancestrais do tênis e adaptou suas regras, criando um jogo para acabar com o tédio das ladies. Em 1874, Wingfield registrou a patente do jogo, ao qual chamou Sphairistike, em homenagem aos gregos, que davam esse nome a qualquer exercício praticado com bolas. Logo o esporte passou a ser chamado de tênis, numa derivação do francês tenez, que quer dizer "pega" e era gritado no paume quando o jogador rebatia a bola para a quadra adversária.
As regras definidas por Wingfield são praticamente as mesmas utilizadas até hoje, exceção feita a inovações como o tie-break. Logo o tênis, que era conhecido por tennis-in-Lawn, já que era praticado na grama, se expandiu pela Índia e chegou à Inglaterra, de onde ganhou a Europa e o resto do mundo.
O tênis chegou ao Brasil pelas mãos dos engenheiros ingleses que vinham trabalhar no País no final do século passado.


Principais Técnicas

No tênis há golpes que são as “armas” na Batalha do mesmo sendo, quanto melhor as armas, melhor serão suas chances de vitória, embora é bom lembrar que apenas as armas não irá fazer com que o jogo de por ganho mas sim a forma que foram utilizadas.
É muito importante ter bons golpes, ou seja, faça tudo para aprender bons golpes e saber usar nas horas certas.
Em uma partida de tênis é muito bom ter estilo mas não troque o seu golpe por um estilo, pois um golpe mal executado para o lugar certo é sempre melhor do que o mais belo do mundo, para o lugar errado, sendo mais importante o ato de por a bola na quadra do adversário.
Esforçar-se para ter bons golpes em todos os setores da quadra tentando colocar a bola sempre no lugar certo da quadra.
Existem alguns modos que podem ser usados para a produção dos golpes, sendo estes, os que são mais importantes, ou seja, os golpes que um tenista deve estar sempre disposto a dar e presentes em sua mente, sendo:

ü Como o mesmo esforço : Quanto menos efeito, mais velocidade e inversamente quanto a mais efeito.

ü Em todos os drives : Da direita ou da esquerda – A cabeça da raquete, ao ser levada para trás (preparação), deve estar abaixo da linha do golpe e deve golpear a bola, em movimento ascendente, o que lhe dará o efeito “topspin” (relativo para frente).

ü Nos “chopes”, “slices” e “voleios”: A cabeça da raquete deve estar acima da linha do golpe, ao ser levada para trás (preparação), deve golpear a bola, em movimento ligeiramente descendente, o que lhe dará o efeito “backspin”(relativo para trás)

ü Em todos os golpes: Drives, chops, slices, voleios, smash’s e saques. A cabeça da raquete deve golpear a bola diretamente em direção ao lugar da quadra adversária, onde se deseja coloca-la.O segredo se baseia no aximona geométrico. “A linha reta é a distância mais curta entre dois pontos”

Não é recomendável usar movimentos “floreados ou exagerados” quando for fazer os golpes. A essência de um bom estilo é a ausência de estilos.
Se esforce ao fazer um golpe, sendo eles firmes, sóbrios, sólidos e simples, evitando os “fantasiosos e anormais”

Para o aprendizado dos golpes, há uma seqüência bem definida:
1-Aprenda a empunhadura correta da raquete.
2-Aprenda o jogo correto de pés e a posição correta do corpo.
3-Aprenda a golpear a bola.
4-Aprenda a golpear a bola corretamente.
5-Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar.
6-Aprenda a golpear a bola corretamente para um determinado lugar, com força, devagar ou média.